Como ter sucesso mesmo sem sorte: 4 dicas eficazes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Como ter sucesso? Será que é preciso contar com a sorte para alcançá-lo? É impressionante como boa parte das pessoas ainda faz essa associação entre sorte e sucesso, como uma relação de causa e efeito.

Ano passado, ministrei uma palestra para alunos recém-ingressantes de um curso superior e fiz a seguinte pergunta: o que os trouxe até aqui? Alguns responderam: sorte. Será?

Confesso que a palavra sorte me faz lembrar de uma época em que eu procurava muito os chamados amuletos da sorte: usava chaveiro com pé de coelho, trevo de quatro folhas, figa, o símbolo do olho gordo, porque acreditava que aquilo me traria mais sorte e mais sucesso na vida.

 

Como ter sucesso: porque se deve fazer boas escolhas em vez de contar com a sorte

stephen colbert good luck GIFAo longo do tempo, percebi que sorte pertence ao acaso, sorte eu não planejo, eu não domino, eu não aperfeiçoo.

É realmente de sorte que você precisa para alcançar objetivos em sua vida?

Experimente trocar a palavra sorte por algumas novas palavras, novos comportamentos, novas habilidades, mais disciplina, mais informação, novos cursos.

Reflita: o que há entre você e o seu objetivo? Não é sorte, esqueça isso. Simplesmente existem escolhas que precisam ser feitas ao longo do caminho.

Então, eu tenho algumas dicas para você fazer boas escolhas e para você ter mais sucesso do que sorte em sua vida.

Dicas de como ter sucesso sem depender da sorte

Decide Which One GIF by TipsyElves.comDica 01: Entenda as opções.

Identifique uma situação na qual você precisa escolher entre uma opção A e uma opção B.

Pense em quais ganhos você pode obter se escolher a opção A. Pense também nos ganhos que você vai ter se escolher a opção B. Reflita agora: essas duas opções vão lhe aproximar realmente do seu objetivo?

E quanto aos ganhos, pense sobre todas as áreas de sua vida: finanças, família, profissão, saúde e assim por diante.

Dica 02: Avalie as perdas.

Pense agora nas perdas que você pode ter se escolher a opção A. Pense também nas perdas que você pode ter se escolher a opção B. Reflita se essas duas opções lhe afastam do seu objetivo. E ao dimensionar as perdas, também pense em todas as áreas de sua vida.

 

Dica 03: Minimize as perdas.

Para cada perda que você identificou na opção A e na opção B, reflita: como você pode transformar isso em um ganho? Se não for possível, como você pode minimizá-la?

Vou dar um exemplo: Se eu começar a minha faculdade agora, não poderei mais frequentar a academia nos dias de semana à noite.

Minimizando: vou negociar então com a academia, para fazer as aulas no sábado. E no domingo, vou procurar alguma outra atividade que complemente aquela sequência que eu vinha fazendo ao longo da semana.

 

Dica 04: Escolha a opção mais vantajosa.

hilarious the hangover GIF

Para finalizar, escolha aquela opção com a qual você terá mais ganhos, aquela que realmente vai fazer com que você se aproxime dos seus objetivos e aquela também onde você vai precisar investir menos tempo para eliminar ou minimizar as perdas. Lembre-se de que uma escolha bem pensada gera melhores resultados.

Essas foram as quatro dicas de como ter sucesso sem depender da sorte. Identificando suas opções, avaliando as perdas, minimizando-as e escolhendo a opção mais vantajosa, o sucesso torna-se uma escolha consciente e não um mero acaso.

Seu sucesso não pode depender daquilo que está fora do seu controle. Portanto, esqueça a sorte e invista naquilo que de fato contribuirá para que você alcance seus objetivos e metas.

Faça escolhas de sucesso

Aprenda na prática como fazer as escolhas certas para trazer resultados para o seu negócio

Você também vai gostar desses:

Este post tem 2 comentários

  1. zerossetti

    Boas dicas. Acho que a parte mais difícil é lidar com as perdas. A gente quer sempre o melhor de todos os cenários.

    1. kplan

      Verdade, @zerossetti:disqus. É isso que acaba gerando indecisão, e o padrão é que as pessoas deixem a cargo do acaso (sorte). Mas a escolha consciente é sempre o melhor caminho, mesmo em casos em que essa decisão leva a um resultado negativo, pelo menos houve a oportunidade de aprender, assumir a responsabilidade e seguir em frente com decisões melhores

Deixe um comentário