Networking: Você sabe somo fazer? 4 dicas infalíveis

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você sabe como fazer networking? Nesse artigo serão apresentadas 4 dicas infalíveis para colocar em prática imediatamente.

Para começar, vamos a uma definição rápida: networking nada mais é do que criar uma rede de contatos interessante e importante, para você ajudar as pessoas a resolverem o problema delas e de suas empresas e consequentemente, também receber ajuda para resolver os problemas que você e sua empresa têm.

Como fazer networking, primeira dica: acompanhe publicações especializadas do seu segmento

É isso mesmo, esse é o primeiro passo de como fazer networking: escolha revistas, jornais, alguns sites na internet ou blogs que tragam notícias e artigos relevantes para a sua área de atuação.

Então, nas fontes que considerar mais importantes, você seleciona conteúdos e envia a pessoas para as quais tais assuntos são relevantes.

Você também poderá identificar nessas publicações pessoas que estão dando depoimentos sobre coisas que elas fizeram, mudanças que elas promoveram nas empresas e que geraram resultados significativos.

Aproveite essas reportagens que você leu para ligar ou mandar um e-mail para essa pessoa e elogiar o que ela fez. Porque poucos fazem isso, elogiar os outros, sobretudo, pessoas que não conhecem.

Identifique essas pessoas que você quer conhecer, encontre na publicação especializada alguma coisa que ela fez de bacana, ligue para ela ou mande um e-mail, expressando sua avaliação positiva.

Segunda dica: participe de eventos relevantes

Não é só ficar acompanhando as notícias. Participe também dos eventos. Ao fazer essa sugestão, tem gente que fala que está sem dinheiro para participar de eventos. Mas existem vários bons eventos gratuitos acontecendo por aí.

Sem dúvida, é preciso pesquisar, avaliar se realmente vai ser interessante para você e se as pessoas que são importantes para você alcançar os seus resultados e as suas metas, também vão participar desses eventos.

E se você quiser, convide as pessoas que você ainda não conhece, porém quer conhecer e para as quais você acredita que esse evento vai ser relevante, mande um convite para elas, avise-as sobre o que vai acontecer, pois talvez elas não saibam.

Dessa forma, além de ajudá-las, você terá a oportunidade de conversar pessoalmente. Para participar desses eventos, prepare o seu cartão de visitas também, com suas principais informações, para que você entregue e as pessoas fiquem com o seu contato e possam lhe acionar quando precisarem de sua ajuda.

Terceira dica: mantenha a postura adequada nos eventos

Bored Blah Blah Blah GIF
Cuidado. Não seja o chato do evento

Você vai participar dos eventos, mas não pode ser o chato da ocasião, querendo falar só de você: o que faz, como faz e o quanto você é bom.

Tendo isso em mente, prepare um discurso objetivo e pontual para se apresentar. E não se esqueça de formular algumas perguntas. Isso mesmo, treine perguntas para fazer durante essas conversas nos eventos. Faça isso para ser uma pessoa interessada e não interessante.

Demonstrar interesse real no que o outro tem a dizer cria imediatamente um senso de confiança e empatia. E através das perguntas, você ajuda as pessoas a falarem sobre o que fazem e como fazem. Desse modo, a conversa flui naturalmente e surge a oportunidade para pegar o contato dessas pessoas.

Quarta dica: mantenha contato com as pessoas que você conheceu nos eventos

Em, no máximo, uma semana após o evento, pegue os contatos dessas pessoas com quem conversou e mande um e-mail para elas, com algum conteúdo que você produziu e explicando porque acredita que será interessante.

Coloque no e-mail e mande para elas, isso vai reforçar o seu contato e vai criando uma relação de confiança, onde a pessoa sabe que pode contar com você. E ela, com certeza, estará disponível para ajudar quando você precisar.

Essas foram as 4 dicas de como fazer networking: acompanhe meios de comunicação especializados do seu segmento, frequente eventos relevantes, prepare sua apresentação nos eventos (não seja chato) e mantenha contato com as pessoas que você conhece nesses eventos.

São dicas simples que você pode começar a pôr em prática agora mesmo. Então, trate de avaliá-las e você comprovará como realmente funcionam.

Aprenda Networking na prática!

Aprenda e troque experiência com pessoas interessadas em sucesso profissional como você

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário