Comunicação e liderança como forma de gerar resultados para sua empresa

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A comunicação é a essência da atividade humana. De toda nossa evolução e de tudo que nos diferencia das demais criaturas, a comunicação é a principal delas.

No entanto é preciso entender que comunicação é um conceito que vai muito além da fala. Ela tem como princípio fazer-se entender e é possível de diversas formas: pela linguagem falada, escrita, por sinais, imagens e também com o corpo.

Nas empresas, a comunicação é fundamental para garantir o bom desempenho de suas operações. O líder tem o importante papel de estabelecer o tom, a didática e a coerência da comunicação a partir de seus exemplos.

A comunicação do líder como elemento estratégico da empresa.

A comunicação do líder tem uma função estratégica, instruindo, coordenando, inspirando, acompanhando os resultados gerados pelo seu time.

É tarefa fundamental do líder, simplificar a mensagem que deseja transmitir. Por mais complexa que ela seja, é preciso torná-la acessível ao público a que se destina. Essa é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida.

A comunicação estratégica cria o entendimento e promove a integração entre o líder e os liderados e essa integração gera impacto direto nos resultados obtidos.

Empresas que não usam comunicação estratégica, apresentam resultados muito aquém dos resultados obtidos por aquelas empresas que a utilizam.

Comunicar é simplesmente tornar algo comum. Isso significa que a comunicação eficiente é quando o receptor é capaz de entender exatamente aquilo que você (emissor) deseja comunicar.

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Existem pessoas que “lideram” a partir dessa máxima. Dizem o tempo todo o que precisa ser feito à equipe, mas não vivenciam aquilo que dizem.

A palavra articulada é o que tem o menor peso na comunicação. As nossas ações comunicam e transmitem mensagens de forma muito mais significativa e se você, enquanto líder, não for coerente com suas palavras, a mensagem não será eficaz.

Infelizmente ainda é comum a associação do papel do líder como uma autoridade, muito mais do que uma figura motivadora e inspiradora para a equipe. Mas a verdade é que um líder de fato, não manda fazer; ele prepara, orienta e faz junto.

Não se engane. É papel do líder ser exigente e cobrar resultados SIM. Mas é importante que ele seja coerente e se comporte da forma que espera que seu time se comporte.

Comunicação como forma de engajar.

Estudos indicam que o líder passa de 50% a 80% do seu tempo comunicando-se com as pessoas. Logo, se a comunicação não for eficaz, e estratégica, o líder estará desperdiçando a maior parte do seu tempo, e por consequência comprometendo os seus resultados.

Pra quem acha que comunicação é blá, blá, blá, saiba que ela está totalmente ligada ao desempenho.

Empresas que praticam comunicação estratégica, onde as pessoas conhecem a visão e o direcionamento daquilo que fazem, registram índice de insatisfação dos empregados de apenas 7%. Aquelas que não comunicam, esse índice sobe para 39%.

Embora comunicar possa parecer algo muito simples, o fator assertividade é que complica um pouco as coisas. E é justamente aí que muitos líderes falham.

Vejamos então algumas dicas para você melhorar a comunicação com sua equipe.

O que é preciso informar?

É preciso ir além de informar tarefas e procedimentos. O “porquê” fazer é mais importante do que “o que” fazer. Quando sua equipe entende o porquê das coisas, se torna mais engajada, motivada e eficiente.

Com essa compreensão, as pessoas passam a ter uma visão mais ampla do impacto do seu trabalho. Todo mundo gosta de se sentir parte de algo importante, que tal mostrar essa visão ao seu time?

Os membros de sua equipe devem saber:

  • Quais são os valores e visão compartilhados
  • Para onde estamos caminhando
  • De que modo eles fazem parte disso
  • Quais serão os ganhos

Se você fizesse essas perguntas aos membros de sua equipe, as respostas bateriam com as suas?

Somente com objetivos claros e bem definidos é possível construir engajamento e motivação da equipe.

E se a equipe está desalinhada, é seu papel como líder mostrar-lhes o caminho. Por isso a clareza é tão importante no processo de comunicação e, para mudar o entendimento das pessoas, é preciso mudar nossa maneira de comunicar.

Envolvendo a equipe através da comunicação.

Já que é seu papel como líder motivar o time, não adianta apenas você ter claro qual o caminho da empresa. Afinal, é junto com a equipe que as coisas acontecem e se você não envolvê-los, não irá muito longe.

Por isso, desenvolva uma estratégia considerando:

  • Qual o objetivo a ser alcançado?
  • O que e como comunicar para que esse objetivo seja alcançado?
  • Se necessário busque o apoio de um especialista, tendo em mente que o direcionamento será sempre seu.

A comunicação estratégica é um processo em duas vias, e que funciona quando o líder se comunica com os seus liderados e vice-versa.

Isso funciona melhor quando existem políticas e processos de comunicação interna claros e bem definidos e também quando há investimento no desenvolvimento das habilidades de comunicação da equipe.

E o mais importante: O líder dá o exemplo. A comunicação estratégica começa por você. Isso implica em saber falar e, principalmente, saber escutar com atenção e interesse o que sua equipe tem a dizer.

É essencial identificar eventuais falhas na comunicação, avaliar os resultados e implementar um plano de ações de melhoria, quando for o caso.

Exercício:  Praticando a comunicação estratégica:

Escreva algo que deseja comunicar à sua equipe. Releia e responda a seguinte pergunta: Posso dizer a mesma coisa com menos palavras?

Reescreva a mensagem e verifique se ela apela à razão, às emoções e aos valores. Verifique também se está clara, direta e concisa.

Treine, treine, treine!! E me conte os resultados.

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