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Eu participo com frequência de eventos com empresários de Marília e Região. Há 6 meses conheci o Miguel, um jovem rapaz, proprietário de uma pequena padaria com grande movimento de clientes e algumas dificuldades comuns:

  • Funcionários desmotivados;
  • Lucro da padaria abaixo do desejado;
  • Dúvida sobre o preço de venda de alguns produtos;
  • Necessidade de emprestar dinheiro no banco para pagar salários e fornecedores;
  • Reclamações de clientes aumentando;
  • Conflitos com funcionários ao tentar delegar atividades.

Entendendo o problema:

Com a intenção de conhecer melhor a realidade e ajudá-lo a encontrar saídas para essas dificuldades, perguntei sobre a história da empresa:

– Miguel, como você resolveu abrir a sua padaria?

– Eu trabalhava como padeiro em uma rede de supermercados, onde aprendi a fazer todos os tipos de pães. Eu gostava muito de trabalhar lá e pensar que eu ajudava a matar a fome das pessoas através do meu trabalho.

Mas trocaram o gerente do meu setor e acabei perdendo a vontade de ir trabalhar por causa das discussões e os conflitos que apareciam todos os dias.

Então, peguei o dinheiro da minha rescisão e resolvi montar a minha padaria, perto da minha casa, pois não havia nenhuma na região.

– Parabéns pela iniciativa! E quanto tempo faz?

– Minha empresa tem um ano e meio. Nos primeiros meses eu fiquei animado com o movimento e emprestei dinheiro no banco para aumentar a padaria e contratar 3 funcionários.

Hoje tenho as mesmas dificuldades que aconteciam no supermercado, mas eu sou o responsável por resolver tudo… não estou nem dormindo direito.

– E o que você já fez para buscar soluções?

– Comecei a participar das palestras do Sebrae e me inscrevi para o curso que ensina a fazer o fluxo de caixa, que foi recomendado por um amigo que já fez esse curso.

Vou ver se lá tem outros cursos para me ajudar, ouvi dizer que sempre tem turmas novas.

– Excelente! Esses cursos vão ajudá-lo a gerenciar seu negócio e, como você é especialista em produção de pães, só vai faltar a parte da liderança para você garantir o sucesso!

– Como assim?

– São três fatores críticos que garantem o sucesso de qualquer organização: conhecimento técnico, que no seu caso é fazer os pães e você faz muito bem; conhecimento gerencial, saber administrar os recursos da empresa; e Liderança, que está relacionado a cuidar das pessoas.

Existem técnicas simples que produzem resultados no dia a dia para lidar bem com os funcionários, sem causar conflitos.

– Entendi o que você está dizendo… vou ter que estudar muito ainda para garantir os bons resultados da minha empresa.

Esse é o resumo da conversa com um empresário que está disposto a aprender para conquistar novos resultados.

Liderança vai além de ter uma empresa

Para ter uma padaria, não basta saber fazer pão.

É preciso saber cuidar das pessoas, capacitar a equipe, definir metas, controlar indicadores, fazer o orçamento anual, o fluxo de caixa atual e futuro, entre outras atitudes.

Avalie sua atuação profissional e identifique em qual área do conhecimento você deve investir tempo para que os três fatores críticos de sucesso contribuam positivamente para os resultados da sua empresa.

Se você tiver alguma dúvida, me manda uma mensagem que eu respondo. Meu WhatsApp é (19)99779-1123.

Coach Neurolinguista, Palestrante e Instrutor em treinamentos; Consultor na área de Gestão Empresarial, com foco em produtividade; Sócio da KPLAN Consultoria e Assessoria.


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