O que é liderança, afinal? Entenda e aprenda a colocar em prática!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você já parou para refletir sobre o significado da palavra liderança? Pois saiba que vale muito a pena entender melhor esse conceito, mesmo que você não exerça um cargo de chefia.

Para início de conversa, a liderança é uma habilidade. E como tal, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que esteja disposta a aprender.

Desenvolver sua liderança pode abrir muitas portas na carreira. Porque, quem sabe liderar traz mais resultados para a empresa e, consequentemente, tem mais chances de crescer.

Nesse artigo vou falar sobre o que é liderança no trabalho e dar dicas práticas para desenvolver suas habilidades de líder. Acompanhe!

O que é liderança?

A liderança pode ser definida como a habilidade de influenciar pessoas, fazendo com que elas contribuam na obtenção de resultados com entusiasmo, criatividade e excelência, trazendo à tona seu melhor.

Além disso, um bom líder consegue fazer com que os membros de seu time realizem as ações necessárias para alcançar metas a partir da autoridade, não do poder.

O poder é a capacidade de obrigar outras pessoas a seguirem ordens, mesmo que elas não acreditem na eficácia do que é ordenado, apenas pela posição ou força de quem está no comando.

Já a autoridade vem do conhecimento profundo que o líder detém sobre seu setor de atuação e sua equipe.

Logo, quando existe autoridade, as pessoas fazem o que precisa ser feito porque acreditam que esse é o melhor caminho a seguir, não pelo simples medo de serem punidas.

Nesse ponto, podemos diferenciar quem simplesmente exerce um cargo de chefia e fundamenta sua liderança no exercício do poder, de um verdadeiro líder. Sendo que um verdadeiro líder pode trazer muito mais resultados (e lucro) para a empresa.

Vale ainda ressaltar que existem diferentes definições de liderança e, inclusive, se fala em tipos de liderança. Essas noções que apresentei até agora se alinham com o que é proposto por James C. Hunter em “O Monge e o Executivo” (leitura recomendada!).

Quem precisa ter liderança em uma empresa?

Se a liderança é a capacidade de levar as pessoas a darem seu melhor para o alcance de metas e objetivos, podemos concluir que essa é uma habilidade essencial para quem precisa liderar equipes, certo?

Certo. Para quem comanda um time, é fundamental saber construir uma relação de autoridade com todos os membros e assim, além de gerar resultados melhores, contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.

Porém, mesmo quem não exerce funções de gerência ou chefia deve desenvolver sua liderança, sabe por quê?

Em primeiro lugar, porque ter liderança não traz benefícios apenas no mundo do trabalho, mas também na vida pessoal. Porque você aprende a ser líder de si mesmo e a tomar decisões equilibradas.

Além disso, uma pessoa que tem liderança sempre atrairá mais oportunidades de crescimento na carreira, por manter uma postura proativa e assim entregar mais resultados.

Então, tente aplicar essas dicas simples de liderança que darei a seguir e veja como os resultados surgirão.

4 Dicas para desenvolver suas habilidades de líder

1. Saia da zona de conforto

Manter-se na zona de conforto é evitar situações desafiadores e que impliquem riscos. Porém, para desenvolver a liderança, é preciso aprender a lidar com o novo e aceitar desafios, mesmo que o risco de fracassar esteja presente.

Se você quer ter liderança, mantenha-se aberto a situações novas e use a criatividade para inventar soluções.

2. Tenha uma comunicação assertiva

A comunicação assertiva é aquela em que as informações são passadas com clareza e respeito, o que resulta na compreensão correta de cada mensagem.

Então, aprenda a expressar com clareza suas ideias, de forma respeitosa, para desenvolver sua liderança e obter benefícios que vão muito além do trabalho.

Saber dar um feedback corretivo de forma adequada, por exemplo, é um bom exercício de comunicação assertiva.

3. Saiba transmitir conhecimentos e dar o exemplo

Independentemente do seu cargo ou função, saiba transmitir conhecimentos, sem medo de que a outra pessoa tome o seu lugar. E procure dar sempre o exemplo, ou seja —  não exija dos demais aquilo que você mesmo não coloca em prática.

Dessa forma você pode delegar tarefas quando for necessário e ainda reforça sua autoridade perante os demais colaboradores.

4. Identifique e trabalhe suas crenças limitantes

Identificar e reformular suas crenças limitantes é fundamental para desenvolver a liderança. Isso porque, mesmo que você já domine um pouco essa habilidade, as crenças negativas ocultas podem colocar tudo a perder.

Há algum tempo presenciei uma situação que ilustra bem isso:

Em uma roda de conversa, uma pessoa relatou que foi convidada para ser líder do setor onde trabalha.

Porém, ela recusou o convite imediatamente, ao saber que o salário continuaria o mesmo. A proposta era de que só haveria um aumento caso seu desempenho fosse bom na nova função.

A explicação da pessoa para a recusa foi algo do tipo: “Não sou trouxa, não vou fazer nada além do que eu ganho! Se acham que serei um bom líder, eles que me paguem mais!”.

Depois, todo mundo que estava na roda começou a opinar sobre a decisão do indivíduo, se foi correta ou não. Quando pediram minha opinião, me limitei à frase: “Quem faz somente por aquilo que ganha, jamais ganhará por aquilo que merece!”.

Nesse exemplo, a crença negativa de que “os outros querem tirar vantagem de mim”, além da incapacidade em sair da zona de conforto, fizeram com que uma grande oportunidade fosse para o lixo.

Por isso, se você quer aprender a liderar, comece analisando seu mindset e pare de inventar desculpas para se manter na zona de conforto!

Espero que o artigo tenha ajudado a entender o que é liderança e que as dicas sejam úteis para que você desenvolva essa habilidade tão importante.

Aproveite e responda nos comentários: qual sua maior dificuldade quando o assunto é liderança?

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário