Existe problema bom?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

O que acontece quando precisamos enfrentar diversos problemas ao mesmo tempo? Problemas de relacionamento, conflitos familiares, filhos, amigos… Muitas pessoas vivem essa realidade. Talvez você esteja passando por isso.

Mas não vamos falar de você, vamos falar do João. O João é responsável por uma equipe que não atinge as metas. As reclamações de clientes aumentaram, o dinheiro disponível é insuficiente para pagar as contas e os salários. Como se isso não bastasse, ele ainda tem que resolver uma briga na sua família. Ou seja, problemas!!!

Quando estamos inseridos no contexto do problema, temos mais dificuldade de encontrar uma boa solução, mas como estamos falando do João, fica mais fácil. Para resolver um problema, é preciso entendê-lo. Aqui na KPLAN, gostamos de definir problema como todo resultado alcançado diferente do desejado, ou o famoso “expectativa versus realidade”. Guarde isso!

João investiu em equipamentos modernos, infraestrutura e material de ponta. O resultado desejado era o crescimento da empresa, mas ele alcançou justamente o contrário. Embora João tenha investido em tecnologia, ele se esqueceu de investir no principal: o desenvolvimento das pessoas.

Esqueceu que são as pessoas que operam os equipamentos, cuidam da infraestrutura e utilizam os materiais. São as pessoas que geram os resultados desejados e resolvem problemas.

Se João se esqueceu da gestão de pessoas no trabalho, provavelmente essa mesma negligência ocorra em casa e seja a origem dos problemas.

Aí você pode pensar: “Ok, e como esse problema pode ser bom?”

Bem, a motivação do João era positiva, ele queria que a empresa crescesse. A isso você pode dar o nome de desafio ou PROBLEMA BOM, que ocorre quando queremos melhorar algo que já vai bem ou quando o resultado alcançado supera o desejado.

Existem muitos “Joãos” por aí que não desenvolvem as pessoas do seu time. Muitos pensam: “E se o funcionário pedir demissão depois de receber os treinamentos?”.

Mas, sejamos objetivos: o que é melhor, um funcionário despreparado na sua empresa ou um funcionário eficiente que um dia pode querer mudar de emprego? É mais barato preparar e treinar a equipe ou corrigir erros gerados por um time despreparado?

Se você prefere a segunda opção, sugerimos que reavalie o que quer para sua empresa.

Celebrating success. Happy young man standing near whiteboard in office and giving high five to his colleagues

Também existem “Joãos” que não desenvolvem seu time por não terem conhecimento de como fazer, e não há nada de errado com isso. No dia a dia de uma empresa, ou você é um especialista em tomar decisões, ou você contrata um que te ajude a ser. Procurar profissionais especializados para ajudar a identificar o problema principal ou para priorizar sua resolução é um passo importante para conseguir organizar sua atuação e gerar os resultados desejados.

O que é melhor, um funcionário despreparado na sua empresa ou um funcionário eficiente que um dia pode querer mudar de emprego?

O sucesso de uma organização depende de três fatores críticos: liderança, método de gestão e conhecimento técnico (Core Business). Faça você mesmo uma rápida avaliação desses fatores em sua empresa:

Conhecimento técnico: sua empresa atua no segmento que você é especialista? Existem outros especialistas na empresa?

Método de Gestão: existem indicadores para os processos críticos? Sua empresa possui metas? As metas estão bem definidas?

Liderança: os líderes estão preparados para lidar com as equipes? Lideram pelo medo ou através do respeito? Utilizam bem o tempo e sabem corrigir comportamentos inadequados dos integrantes da equipe?

Aqui na KPLAN temos um time de especialistas em gestão e liderança, que vivenciam diariamente os desafios de encontrar uma boa solução junto aos clientes há mais de 13 anos em Marília e região. Já ajudamos muitos “Joãos” a aumentarem o faturamento de sua empresa, conseguirem uma promoção no trabalho, se livrarem de inseguranças e resolverem conflitos pessoais.

Quer saber mais sobre isso? Deixe seu comentário.

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário