5 dicas de finanças para profissionais autônomos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Ser autônomo requer um cuidado especial com as finanças pessoais. A falta de organização nas finanças para profissionais autônomos tende a ser uma pedra no sapato, porque em alguns meses o faturamento pode ser elevado, enquanto nos outros, o mesmo pode não acontecer.

E manter o equilíbrio, entendendo que custos inesperados podem aparecer e que cada mês tende a apresentar um faturamento específico, é essencial para que você não viva no vermelho ou sofrendo por falta de dinheiro.

Para te ajudar a se organizar e ter um cotidiano mais tranquilo com as contas pagas, separei algumas dicas que irão funcionar independente de quanto a sua carreira de autônomo esteja te rendendo mensalmente, então continue lendo para conferir!

Finanças Para Autônomos Sem Dificuldades

Confira a seguir algumas dicas que devem ser aplicadas na sua vida pessoal e profissional para que as suas finanças não sejam uma dor de cabeça:

1 – Faça uma lista das suas contas

Antes de mais nada, é preciso que você saiba qual o seu custo de vida atual! Se você presta atendimento aos seus clientes à domicílio, já parou para calcular quanto está gastando de combustível?

Para começar a organizar sua vida financeira, é preciso montar uma planilha de custos mensais fixos e estabelecer uma rotina de registrar TUDO que você gasta.

Ter esse valor mensal fixo bem claro em sua mente irá te ajudar a estabelecer metas mensais de ganhos com o seu trabalho, visando não só suprir suas necessidades, mas garantir também que sobre um pouco de dinheiro todos os meses.

É importante que você entenda que custo mensal não é só: água, luz, telefone, combustível e alimentação. É fácil se lembrar dessas coisas, mas as armadilhas estão nos pequenos gastos do dia a dia.

2 – Reserva financeira como um custo mensal

Agora que você tem o seu custo mensal de forma visível na planilha ou até mesmo anotado à mão, inclua um valor que você pretende investir todos os meses no seu futuro.

Aquela ideia de “o que sobrar eu guardo” não funciona! Dinheiro nunca sobra se você não estabelecer o quanto vai guardar.

Mesmo que o valor seja inicialmente pequeno, ele é importante para que o seu futuro esteja garantido. Por isso, invista como quem paga um boleto mensal.

3 – Tenha metas claras

Quais são seus objetivos de vida? E de negócios? Além de estabelecer uma meta de salário, você precisa também trabalhar com metas pessoais.

Se o seu objetivo é trocar de carro, comprar uma casa ou até mesmo ganhar um dinheiro extra para fazer uma viagem, isso precisa ser transformado em meta.

E quando falo em meta, quero dizer que está na hora de você levantar os custos e estabelecer prazos.

Se a meta é comprar um carro, é preciso verificar quanto ele custa e em quanto tempo você será capaz de levantar esse dinheiro sem precisar financiar o carro.

Ter esse tipo de cuidado é importante para que você não entre em dívidas que não tenha condições de pagar.

4 – Seu negócio precisa de investimento

Alguns profissionais cometem o terrível erro de não realizarem investimentos contínuos no seu próprio negócio. Isso é mais frequente ainda quando se trata de prestadores de serviço.

Crendo que já possuem o conhecimento suficiente para a execução do serviço, é comum que o profissional invista apenas em materiais e se deixe de lado, o que é um erro que pode custar caro para o seu negócio.

Continuar estudando e aprendendo novas técnicas é um investimento contínuo que precisa estar previsto no seu orçamento, visando até mesmo que você possa cobrar mais pelo serviço prestado devido a sua maior qualificação.

5 – O dinheiro não é todo seu

Esse é o erro mais comum e também o mais grave. Mesmo que você trabalhe sozinho, é importante entender que o dinheiro recebido não é todo seu!

Você como autônomo é uma empresa, e precisa pensar na longevidade e sustentação do negócio.

Ter esse pensamento irá te ajudar a administrar melhor, principalmente se você ganha uma quantia pequena todos os dias.

É importante perceber que existem custos mensais que precisam estar cobertos (volte na dica 1), investimentos que precisam ser feitos e que geralmente esses valores são elevados.

Por isso, será preciso juntar o faturamento de vários dias para conseguir obter os resultados esperados, então, se você ganhou a mais em determinado dia ou mês, entenda que esse valor deve ser destinado para as finalidades corretas!

Usar tudo que ganha para se dar presentes ou desfrutar de bons momentos sem se planejar, poderá te colocar em dias ruins em períodos de baixo faturamento, se você não tiver de onde tirar dinheiro.

Desfrute dos resultados do seu trabalho sim! Mas se organize, guarde sempre uma porcentagem do que ganha e esteja preparado para eventualidades.

Uma questão de administração diária

Receber pouco todos os dias pode ser uma das suas dificuldades em se organizar com o dinheiro que está recebendo!

Uma dica prática para que você possa se organizar, é que você deposite os valores recebidos na sua conta, de modo que, para a utilização, seja preciso realizar retiradas programadas, quinzenais ou mensais.

É claro que realizar depósitos diários acaba sendo um inconveniente, mas você pode se organizar para depositar esse dinheiro com menor frequência. Ou então usar de outros meios para receber, como boleto e cartão.

Se você começa a desenvolver a disciplina de guardar esse valor aos poucos e mantiver seus gastos sob controle, ficará muito mais fácil se organizar para ter a saúde financeira em dia.

A organização financeira é a chave para fazer seu negócio crescer e sua vida ser tranquila. Comece aplicando essas dicas que vão te ajudar a se controlar melhor e garantir mais bem-estar por saber que as contas serão pagas em dia.

Gostou das dicas? Temos mais conteúdos como esse em nosso blog.

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário