5 dicas para cumprir as promessas financeiras de 2017 e começar 2018 no controle

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Parece que o tempo está voando em velocidade supersônica, especialmente se você fez promessas para este ano e até agora nada aconteceu.

As promessas continuam na memória ou naquele pedacinho de papel que você nem se lembra onde foi que o colocou.

Muitas pessoas fizeram promessas em 31 de dezembro de 2016: usar menos o cartão de crédito, controlar melhor as receitas e despesas, ser um poupador mensal e excluir hábitos ruins de consumo.

Faltam menos de 3 meses para o ano se encerrar e nada disso aconteceu?! Se você se identifica com essa situação, não se desespere!

Tenho 5 dicas para você entrar em ação, cumprir as promessas de 2017 e continuar 2018 com uma vida financeira controlada.

1 – Levante a sua situação financeira

Levante todas as suas despesas em atraso, as que vencem nos útimos meses de 2017 e aquelas que vencerão em 2018.

Levante as receitas que você vai receber ainda neste ano, incluindo 13º salário, férias (lembre-se que ao sair de férias você recebe o mês adiantado e quando voltar não terá pagamento) e  PLR – Participação nos lucros e resultados, se for o seu caso.

Faça este mesmo levantamento de receitas para o ano de 2018 e registre receitas e despesas em uma planilha, caderneta ou em uma folha de papel.

Essa tarefa é importante para você identificar a situação real e planejar o que será feito.

Veja o vídeo como fazer um planejamento financeiro:

2 – Avalie seu custo de vida

Feito o levantamento da sua vida financeira, avalie o seu custo de vida.

Deve haver um equilibro entre receitas e despesas para você construir reservas financeiras que possam proporcionar tranquilidade e estabilidade.

Quanto você pagaria para ter uma vida tranquila financeiramente?

3 – Faça o planejamento de como você vai pagar as dívidas

Se depois de levantar suas contas você descobriu que está no vermelho, a recomendação é que você identifique para quem você está devendo e quais as dívidas que estão corroendo suas finanças.

As dívidas adquiridas no cartão de crédito e cheque especial são dívidas sem garantia e por isso, esse tipo de dívida costuma ter juros mais altos.

Avalie no seu orçamento quanto dinheiro vai reservar para fazer o pagamento dessas dívidas e caso você identifique que não tem disponibilidade, busque dinheiro com amigos e parentes, ou linhas de crédito com taxa de juros mais baixas, por um prazo maior, para eliminar esse tipo de dívida primeiro.

Outra opção é usar seu carro quitado como garantia para fazer um empréstimo. Avalie as opções!!!

Aproveite para renegociar dívidas com outras instituições que oferecem descontos para pagamento à vista ou parcelamentos com taxas de juros mais baixas.

Aproveite para aplicar bem o seu 13º salário, férias e PLR para o pagamento de dívidas e o que sobrar reserve para as despesas de janeiro, afinal de contas o ano de 2017 termina em 31/dezembro, mas a vida continua em 2018.

Atenção: nada vai valer esse esforço se você continuar a usar o cartão e o cheque especial de maneira irresponsável.

4 – Compre à vista no final de ano

Planeje o seu natal com seus amigos e familiares agora!! Esperar chegar na semana do natal e do ano novo para planejar as festividades e confraternizações é um grande erro, pois nestes períodos que antecedem as festividades, o consumidor é levado a comprar por impulso, adquirindo o que ele não quer, por um preço que não é o mais justo, com um dinheiro que ele muitas vezes não tem.

Tubelight bollywood poor tubelight no money GIF

Os presentes de final de ano devem ser comprados de preferência à vista e levando em conta o orçamento da família.

Mas se o seu orçamento está dando evidências de que não é possível, então faça você mesmo uma lembrancinha e entregue de presente.

As festividades de final de ano também são feitas com bebidas, carnes, frutas, etc. Defina os cardápios com antecedência para não correr o risco de esbanjar o que não se tem financeiramente.

Uma outra dica que não está ligada ao final de ano, mas que em janeiro impacta as famílias financeiramente junto com IPVA e IPTU é o material escolar.

Faça uma lista dos principais itens de que seu filho vai precisar para o ano seguinte e comece a fazer alguns orçamentos, caso seja preciso converse com os professores e diretor, pois eles sabem ou tem uma ideia do que será utilizado. Isso pode fazer você ter uma excelente economia.

Aproveite para reutilizar materiais do ano anterior que estão em bom estado. Esse é um bom momento para começar a falar com os filhos sobre educação financeira.

Se isso faz sentido para você, entre em ação!!!

5 – Mantenha foco em 2018 para criar estabilidade financeira

Todo início de ano é extremamente pesado financeiramente.

 money walk donald cash donald duck GIFMas se você fez todos os ajustes e ainda assim não terá dinheiro para pagar IPVA e IPTU à vista, fique tranquilo, continue tendo como foco em 2018 continuar no controle das suas finanças.

Parcele os impostos e trabalhe para paga-los nos prazos previstos. Se ainda perceber que a receita não será suficiente, procure aumentar a sua renda por um período, fazendo trabalhos extras e planeje o ano de 2018 para fazer depósitos para as principais despesas em 2019 e lembre-se de poupar.

Ser independente financeiramente exige fazer escolhas!!!

Agora é com você! Entre em ação, tenha foco e o sucesso chegará!

 

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário