Como liderar uma equipe: 9 dicas para ter um time mais eficiente

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Saber como liderar uma equipe é fundamental para alcançar resultados. Mas nem sempre o líder tem clareza sobre as ações necessárias para ajudar seu time a produzir mais utilizando menos recursos.

O exercício da liderança apresenta desafios diários, afinal, se trata de lidar com seres humanos. Entretanto, ao adotar certas medidas, cria-se uma base para que o trabalho da equipe possa ser desenvolvido de maneira otimizada.

É isso que você verá nesse artigo: dicas práticas para ser um líder de equipe melhor, que trarão benefícios para você, seus colaboradores e a empresa como um todo.

Como liderar uma equipe: dicas para aumentar os resultados do seu time

Confira agora as ações que você deve colocar em prática para liderar uma equipe de sucesso.

1. Cuide do ambiente de trabalho

Cuidar do ambiente significa manter o local de trabalho sempre limpo e organizado.

Não é preciso mudar sua função para faxineiro (a), basta não sujar o que já foi limpo e manter cada coisa em seu lugar, para não perder tempo procurando os objetos que você precisa na hora de realizar suas atividades.

2. Defina uma meta desafiadora para sua equipe

Meta desafiadora é aquela que leva a um resultado nunca atingido, totalmente novo. Isso é importante para que você e sua equipe busquem novos conhecimentos, novas formas de fazerem as coisas acontecerem, o que gera crescimento.

3. Estabeleça objetivo, valor e prazo para suas metas

Esses são os três elementos fundamentais de uma boa meta. Objetivo é o resultado a ser atingido. Valor é o indicador, a forma de mensurar se a meta foi alcançada ou não, o que separa o resultado atual do objetivo desafiador. E o prazo precisa ser definido com dia, mês e ano.

4. Para cada meta, crie um plano de ação

Um plano de ação se estrutura sobre 3 pilares: o que vai ser feito, quem vai fazer e qual o prazo de execução para cada tarefa.

O plano de ação inclui uma lista de todas as ações necessárias e suficientes para gerar um determinado resultado. Sabendo o que deve ser feito e quem é responsável por cada tarefa, sua equipe se torna muito mais produtiva.

5. Ajude a desconstruir crenças limitantes

É bem provável que alguns membros da equipe encarem uma meta desafiadora como extremamente difícil ou mesmo impossível, em função de suas próprias crenças limitantes.

Uma crença limitante pode ser definida como uma ideia ou pensamento que impede a execução de ações que podem trazer resultados positivos.

Seu papel como líder é fazer perguntas que ajudem a desconstruir tais pensamentos de limitação e mostrem que os objetivos são alcançáveis. Isso é essencial para que os resultados sejam atingidos, pois permitirá que cada membro da equipe se sinta realmente integrado ao plano de ação.

6. Aprenda continuamente

Busque sempre novos conhecimentos, através de livros, cursos e conteúdos disponíveis na Web. Essa é uma das melhores formas de encontrar soluções inovadoras para liderar sua equipe com sucesso.

7. Crie uma rotina

Para que seu plano de ação possa ser executado, é fundamental situá-lo numa rotina, no dia a dia da equipe na empresa, para garantir que todas as atividades sejam executadas no tempo previsto e os resultados atingidos.

Atenção: rotina não significa fazer tudo igual todos os dias; isso é realmente muito chato e nada motivador. Criar uma rotina é organizar de forma lógica as atividades dentro do tempo disponível em cada dia.

8. Valorize e aproveite ao máximo as sessões de brainstorming  com a equipe

Seja um especialista em encontrar formas alternativas de cumprir metas para alcançar os objetivos estabelecidos. As reuniões de brainstorming  com sua equipe devem ser aproveitadas ao máximo para encontrar novos caminhos.

É assim que um grande líder faz: em vez de desistir diante do primeiro obstáculo, encontra novas formas de agir e novos recursos na busca de melhores resultados.

9. Tenha coragem

Quando souber o que fazer, faça. Se você já sabe o que deve ser feito, não adie, vá em frente. Mesmo que não gere resultado, trará um aprendizado para você e sua equipe. Sem colocar em prática, não há como saber se algo de fato será eficaz.

Reflita constantemente sobre as ações que você vem adotando: são suficientes para alcançar resultados? É assim que você verifica se seu plano de ação é eficaz.

É certo que não existe uma receita mágica para aprender como liderar uma equipe. Porém, seguindo essas dicas, você conseguirá ser um líder ainda melhor, capaz de motivar seus subordinados para o cumprimento de metas e alcance de novos objetivos.

Portanto, cuide do ambiente, defina metas desafiadoras, fixe valor e prazo para as metas, saiba criar um plano de ação, ajude a derrubar crenças limitantes, invista em conhecimento, estabeleça uma rotina, valorize o brainstorming  e faça o que precisa ser feito, sem medo!

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