Como Ser Um Bom Líder: Entenda O Que Realmente Funciona

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Saber como ser um bom líder não é sobre ter uma empresa. Porque, no mundo empresarial, a palavra líder é utilizada de diversas formas. Na indústria, por exemplo, existe o líder de produção. No comércio, tem o vendedor líder. Nas grandes organizações, tem a alta liderança.

Alta liderança por quê? Porque esses caras estão no topo do organograma hierárquico. Existe uma hierarquia e as pessoas que estão lá em cima são consideradas a alta liderança. Mas, estar no topo, ter uma empresa, ser empresário, não significa ser um bom líder.

Como ser um bom líder: o comportamento do empresário que é um péssimo líder

Conheço pelo menos dez empresários, bem-sucedidos ou com empresas bem-sucedidas, que são péssimos líderes.

O que isso significa? Que se eles fossem líderes melhores, a empresa deles poderia estar muito melhor do que está hoje. E, por que estou falando que essas pessoas são péssimos líderes?

Porque gritam com seus funcionários, em vez de conversar ou de pedir alguma coisa educadamente.

Também não prestam atenção durante as reuniões. Ou seja: estão na reunião, no meio de um assunto importante, quando um dos funcionários está falando e o empresário está lá, respondendo e-mails, mandando mensagens no celular, no Whatsapp, muitas vezes coisas até particulares, que não têm nada a ver com a empresa.

Além disso, não aceitam sugestões, acham que já sabem tudo, que não precisam da ajuda de ninguém, que ninguém precisa fazer nada por eles ou que eles não precisam ensinar nada a ninguém. A filosofia deles é: cada um tem que se virar.

Você acha que essas pessoas são realmente líderes que devem ser seguidos?

O que significa ser um líder de verdade

Os líderes de verdade nem estão preocupados se outras pessoas os seguem. E sim se preocupam em formar novos líderes. Esse é o grande papel dos líderes de verdade.

Então, se você quer saber de verdade como ser um bom líder, esqueça os rótulos, esqueça o nome do seu cargo, não importa se você está num cargo lá em cima, no topo do organograma.

Avalie o que você está fazendo. Porque um grande líder ouve as pessoas e ajuda as pessoas. E quando falo em ouvir as pessoas, é ouvir atentamente e participar da conversa.

Pois muitas vezes, quando estamos conversando com alguém, essas pessoas trazem problemas, dificuldades que elas têm no dia a dia. Ouvir atentamente é escutar o que está acontecendo e ajudar a encontrar uma saída.

Um grande líder sabe transmitir conhecimentos e dar o exemplo

Outro aspecto é: os grandes líderes ensinam o que eles sabem. Ensinam para que eles consigam formar então novos líderes. Se você quer crescer na sua carreira, se você está numa posição dentro de uma empresa e quer ser promovido, ensine a alguém tudo o que você sabe.

Porque desse jeito essa pessoa estará preparada para sentar na sua cadeira e você vai poder sentar numa cadeira de cima. É assim que as pessoas são promovidas. Além de entregar resultados, tem que ensinar alguém, para ocupar o seu lugar, para ocupar a sua cadeira.

Adicionalmente, os grandes líderes devem dar o exemplo a todo momento. E o que é dar exemplo? É você colocar em prática tudo aquilo que acredita que é o certo a ser feito.

Se você já sabe o que deve ser feito, faça, coloque em prática e ajude as pessoas. Encontre opções para solucionar os problemas dos quais você faz parte ou sobre os quais você tem responsabilidade. Por isso, preste atenção se você, na sua atuação profissional, está exercendo a sua liderança.

A liderança não se resume à vida profissional

Perceba que, fora da empresa, você também pode ser um líder.

Ainda que esteja sozinho num ambiente, você pode exercer sua liderança, ao se propor pensamentos direcionados aos objetivos que você quer alcançar, estimular a própria motivação e impulsionar seu desempenho em fazer aquilo que é importante para alcançar os resultados almejados.

Portanto, seja líder de si mesmo, antes de tudo, saiba o que você quer e seja congruente, para realmente gerar resultados positivos em sua vida. E assim você dá o exemplo para as outras pessoas em todos os espaços onde está inserido.

Agora ficou claro porque ser um líder não é sobre ter uma empresa?

Inclusive, se você estiver trabalhando numa dessas empresas que citei, onde existem esses empresários que não são líderes de verdade, você vai poder dar o exemplo a eles, para que eles comecem a fazer as coisas de forma diferente e as suas empresas tenham mais e melhores resultados num curto espaço de tempo.

Agora, avalie essas dicas e comece a colocar em prática tudo o que você já sabe sobre como ser um bom líder e se tornar também um líder que gera lucro.

Comente: Que outras qualidades você acha que um bom líder deve ter?

Você também vai gostar desses:

Este post tem um comentário

  1. zerossetti

    Acho que a flexibilidade também é uma qualidade importante, pois nem sempre tudo sai como o planejado. Saber identificar esses momentos e ter jogo de cintura para lidar com mudanças é fundamental. Gostei do artigo!

Deixe um comentário