Como lidar com os conflitos em uma equipe de trabalho?

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Toda equipe de trabalho naturalmente terá conflitos em alguma etapa da rotina de trabalho, no entanto, esses conflitos precisam ser resolvidos para que não se tornem um problema mais grave.

Principalmente quando se trata de uma pequena empresa, onde o convívio é mais intenso entre os colaboradores e qualquer pequeno conflito pode instaurar um clima desagradável de trabalho.

Passa a ser papel do líder dessa equipe resolver o conflito que se instaurou, mas por se tratar de uma situação delicada, é preciso seguir alguns protocolos de como lidar com os conflitos em uma equipe de trabalho, justamente para que a resolução realmente seja capaz de recuperar o clima amistoso entre os colegas, confira como fazer isso!

Dicas para resolver conflitos

1 – Se omitir é pior

O líder de uma equipe nunca pode se omitir mediante um conflito interno! Por mais que você pense que o problema é entre os colaboradores e por isso, eles deveriam ser capazes de conversar e se entender, é preciso realmente se intrometer e conversar com ambas as partes.

As pessoas que trabalham com você precisam perceber que sob o seu comando, a equipe deve trabalhar em equilíbrio e um colaborador sempre deve respeitar o outro.

2 – Converse Separadamente Com as Pessoas Envolvidas

Sabendo que existe um atrito entre seus colegas, é importante que você os chame para conversar em particular, procurando sempre entender o que está acontecendo sem tomar partido.

Nessa hora, é preciso exercitar sua capacidade de ouvir sem expressar tantas reações ou fazer julgamentos precipitados, lembre-se de analisar também o histórico dessas pessoas.

Afinal, quando se trabalha com alguém, o temperamento dessa pessoa pode sim atrapalhar a equipe e se esse é o motivo do atrito entre os colegas é preciso conversar visando corrigir a questão.

3 – Mantenha o Diálogo Com Imparcialidade

Por mais difícil que seja, é preciso ter um afastamento emocional para que você realmente seja capaz de exercer sua liderança nesse tipo de situação.

Se você gosta muito de um dos funcionários que está envolvido no conflito, é mais importante ainda tentar manter esse afastamento emocional para que você não tome decisões que possam favorecer essa pessoa injustamente.

4 – Exercite sua Empatia

Antes de tomar uma decisão sobre quem precisa ser corrigido, coloque-se no lugar de todas as pessoas envolvidas na situação.

Tente avaliar o que essas pessoas sentiram e como isso impactou na relação de trabalho gerando o conflito entre as partes.

Exercer sua empatia poderá ser a chave para entender o que ocasionou realmente o conflito e fazer com que a sua decisão na dissolução desse problema seja mais assertiva.

5 – Não Procure Culpados

É preciso entender o que de fato está ocasionando conflitos entre seus colaboradores para que seja possível resolver essas questões.

Procurar por culpados não é a solução ideal, afinal, qualquer pessoa está sujeita a discordar de outra e essa simples discordância de ponto de vista se tornar um enorme desconforto para a equipe.

6 – Dê o Feedback Corretivo Quando Necessário

O feedback corretivo é necessário quando um colaborador apresenta uma postura que destoa daquilo que a empresa espera dele.

Mesmo assim, é importante oferecer esse feedback corretivo com cautela, de modo que ele seja realmente construtivo para esse profissional se reposicionar e passar a oferecer seus melhores resultados para a empresa.

Lembre-se que esse momento não precisa ser tenso ou constrangedor, por isso existe um passo a passo de como fazer um feedback corretivo.

Observe o impacto

Mesmo após a reunião com seus colaboradores e a resolução do conflito, a sua postura deve se manter atento ao que pode acontecer nos próximos dias.

Se ocorreu um conflito entre dois funcionários e as emoções ficaram à flor da pele, certamente isso terá algum impacto na relação de trabalho deles.

É importante observar se o comportamento dessas pessoas mudou para pior, de forma a causar algum prejuízo no rendimento do trabalho, principalmente se os dois colaboradores trabalham em conjunto e precisam se entender para que tudo funcione como o esperado.

Cuidado com suas próprias atitudes

O líder de uma equipe não pode simplesmente fingir que o conflito não existe ou tratar com descaso o fato de que os colaboradores não estão e falando e que isso virou fofoca na empresa.

Tomar esse tipo de postura de que os conflitos internos do pessoal devem ser resolvidos entre eles não irá ajudar a sua equipe a se comportar como a empresa espera que realmente seja.

Afinal, se dois colaboradores não estão contribuindo para que o clima na empresa seja agradável e amistoso e isso está sendo ignorado pela liderança, rapidamente um clima tenso irá se instaurar no local.

A falta de atitude por parte da liderança pode inclusive agravar a questão, que ao ficar mal resolvida pode colaborar para que outras pessoas entrem em conflitos e a situação fique ainda mais difícil de lidar.

Ocasionando impacto direto sobre a forma como a equipe trabalha, diminuindo a performance dos envolvidos e podendo inclusive ser um problema percebido pelos seus clientes.

Aos poucos, os conflitos que não são resolvidos tornam o ambiente laboral totalmente insustentável, devido ao clima de tensão entre os funcionários.

Diálogo

Aposte sempre no diálogo claro entre todos os profissionais da equipe, de modo que durante as reuniões de trabalho todos os colaboradores tenham vez e voz ativa, para evitar justamente a geração de conflitos entre eles.

Se a equipe é fortemente incentivada a dar suas ideias nas reuniões, expor pontos de vista sem ofender uns aos outros e estar sempre unida em prol da melhor performance de todos, naturalmente os conflitos passam a existir em menores proporções, evitando que a liderança tenha que dedicar tanto tempo para lidar com os conflitos da equipe de trabalho.

De modo que todos possam estar realmente comprometidos com seus trabalhos que precisam ser executados da melhor maneira possível, usando as habilidades de todos os profissionais envolvidos na execução das tarefas. Assim, a competitividade entre eles irá diminuir e o trabalho como equipe irá brilhar.

Nesse cenário, é importantíssimo que a liderança incentive e elogie a equipe como todo, deixando claro que as habilidades de cada um dos envolvidos foram cruciais para o resultado final satisfatório.

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