Ser Líder é uma questão de escolha!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Me peguei por esses dias refletindo sobre o que faz ou motiva uma pessoa a ser realmente um líder!

Li várias teorias, livros conceituais, ensinamentos de gurus renomados, e foi numa situação do meu dia a dia onde eu encontrei a melhor resposta para o que eu estava procurando.

A motivação

Isso ocorreu em uma conversa que tive recentemente com um amigo!

Ele gosta muito de pescar e está organizando uma pescaria internacional que envolve cerca de 30 pessoas de várias cidades, transporte, estadia, alimentação entre outras providências.

Ele está supermotivado para que esse evento aconteça na data prevista! Isso já está ocorrendo faz 60 dias e ainda vai mais uns 30 dias até o momento da viagem!

Percebi que esse evento iria trazer muita satisfação pessoal, entretenimento, alegria e diversão para o grupo e para esse meu amigo e esse é o motivo que está por trás de toda essa dedicação:

Ligações, encontros pessoais, pesquisas na internet, reuniões por meio de WhatsApp, telefone e Skype, e tudo isso após o horário de trabalho e finais de semanas!

Pensei comigo: Um verdadeiro líder! Tem um objetivo claro, uma equipe alinhada com o propósito, planejamento, excelente comunicação com as pessoas da equipe, cronograma e plano de ação!

Além de tudo, ainda motiva a equipe toda promovendo encontros periódicos para todos manterem a animação e a dedicação para atingirem o objetivo!

Veem fotos, contam situações engraçadas, falam dos peixes que pegaram (dos grandes e até de quem pegou o menor!) nas pescarias anteriores, tudo isso para manterem o foco até o grande dia da pescaria chegar!

A escolha e a determinação

blog_post_pessoas_problema_2O que mais me chamou a atenção foi que esse meu amigo disse que dessa vez ele escolheu liderar o grupo e planejar esse evento porque ele nunca fez isso.

Ele tinha participado de outros eventos planejados por outras pessoas do grupo, e dessa vez ele queria EXPERIMENTAR fazer esse planejamento!

Ele sabia que ia ser difícil alinhar agenda de todos com o melhor período de pesca, pesquisar hotéis, traslado, etc! Mas esse desafio é dele e que só assim ele vai aprender a planejar uma pescaria internacional, e quem sabe essa será a sua nova profissão no futuro!

Isso me levou a refletir sobre a questão da liderança!

Não é necessário ser ou ter uma ocupação de líder para conduzir uma equipe para buscar um objetivo!

Basta gostar do que faz, saber o que quer, conhecer bem a sua equipe e o que os motiva, e se divertir muito durante a caminhada e não somente quando atingir o objetivo final!

Agora a chave transformadora de tudo, é realmente a decisão de “escolher” ser o líder da equipe, mesmo sabendo que você terá que fazer coisas que nunca fez, usar horários alternativos, utilizar recursos que você nunca pensou em utilizar, etc.

Quando você escolhe ser um líder você encara, vai para cima, pergunta, pesquisa, conversa com pessoas que conhecem mais que você para se orientar, estuda e acha uma forma de buscar recursos.

Você aprende e evolui muito mais rápido do que quando você somente fica à espera de um milagre que o transforme em um líder, que pode nunca vir!

Portanto jovens, ser líder não é uma questão de posição e sim de escolha!

Liderar é buscar o diferente

Escolher fazer coisas novas e diferentes, pensar diferente, conviver com pessoas diferentes, aprender a negociar e gostar muito do que faz!

Experimentar fazer algo diferente também pode ser um grande motivador para essa escolha, como fez esse meu amigo.

Quantas vezes nós, nas nossas vidas pessoais, em algum momento escolhemos ser o líder da situação em que vivíamos mesmo sem ter preparo, mas essa escolha e a vontade de fazer nos fez aprender muito e crescer como pessoas e profissionais que somos hoje!

Então para você que pensa um dia em ser um líder, esqueça! Você já é um líder pronto!

Basta ter uma atitude: escolher e ser o seu grande líder! Todos temos a capacidade de pensar, agir e interagir.

A escolha é sua! Sempre será sua! Não dá para terceirizar! Se você não escolher, outros irão escolher no seu lugar!

Não tenha medo de fazer escolhas. O medo de perder tira a vontade de ganhar!

Para finalizar, quando eu falei sobre essa minha reflexão com o meu amigo, ele agradeceu pois não tinha reparado que ele estava liderando um grupo de pessoas com maestria e fazendo com que todos estejam focados em um só objetivo.

Isso gerou um estalo imediato nele que me fez a seguinte afirmação: Agora vou fazer o mesmo com a minha equipe lá na empresa!

Escolha ser o Líder que você sempre sonhou ser!

Sucesso sempre!

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário