Como fazer reuniões de trabalho mais produtivas na empresa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você já parou para pensar se as reuniões de trabalho na sua empresa são realmente produtivas? Ou servem apenas para desperdiçar o tempo da equipe?

Reuniões de trabalho totalmente sem foco, que não trazem resultados e prejudicam a motivação dos colaboradores ainda são uma realidade em várias empresas, infelizmente.

Neste artigo vou falar sobre alguns erros comuns ao conduzir uma reunião e dar dicas práticas de como tornar os encontros na sua empresa mais produtivos. Acompanhe!

Quando é necessário convocar uma reunião de trabalho?

Existem diferentes motivos para convocar uma reunião de trabalho, como:

  • Apresentar metas e objetivos, estabelecendo o papel de cada colaborador no plano de ação a ser adotado.
  • Treinar a equipe para utilizar alguma nova ferramenta ou processo a ser implementado na empresa.
  • Buscar soluções para alguma questão específica.
  • Avaliar os resultados obtidos em determinado projeto.
  • Brainstorming para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de reunião.

O primeiro passo para tornar as reuniões na empresa mais produtivas é avaliar com cuidado sua necessidade. Porque é extremamente frustrante para um colaborar sair de uma reunião com a sensação de que “tudo poderia ter sido resolvido com um e-mail”.

Não existe uma fórmula pronta para fazer essa avaliação, mas é importante levar em consideração se os resultados que podem ser alcançados compensam o tempo despendido.

Lembre-se de que o tempo é um recurso valioso, que precisa ter uma gestão eficiente para alavancar a produtividade da empresa.

Logo, convocar reuniões de trabalho de forma “automática” é um erro a ser evitado para ter encontros mais produtivos.

Entenda a importância do planejamento nas reuniões

Assim como a falta de critério na hora de convocar uma reunião é prejudicial, não saber planejar os encontros também pode colocar tudo a perder.

O planejamento de uma reunião inclui:

  • Escolher o melhor dia e horário para sua realização.
  • Determinar a duração do encontro.
  • Avaliar quais colaboradores precisam ser convocados (ou não).
  • Definir com clareza seus objetivos.

Melhor dia e horário para as reuniões

Sobre o melhor dia e horário para realizar reuniões, não existe um receita pronta, é algo que precisa levar em consideração a dinâmica de cada empresa.

Em algumas será melhor marcar os encontros logo no começo do expediente, na segunda, enquanto em outras o melhor dia e horário é na sexta à tarde. Inclusive, às vezes é necessário fazer alguns testes até definir os dias e horários mais produtivos.

Tempo de duração

De qualquer forma, a reunião precisa ter um horário definido para começar e terminar. Se a duração da reunião não for previamente estabelecida (e cumprida), o risco do encontro se arrastar por horas e a equipe perder o foco é grande.

O tempo de duração das reuniões deve ser estipulado com base nos objetivos definidos na pauta.

Convocar as pessoas certas

Chamar mais pessoas do que o necessário também favorece a perda de foco nas reuniões. Não faz sentido convocar colaboradores que não estão diretamente ligados às questões que serão trabalhadas, somente para evitar que se sintam “excluídos”.

Nesses momentos é importante saber usar a comunicação assertiva para deixar claro os critérios de convocação adotados, evitando desgastes no relacionamento da equipe.

Pauta da reunião

A pauta é um resumo de todos os pontos que serão trabalhados na reunião e dos objetivos que se pretende alcançar.

É fundamental elaborar e divulgar a pauta aos participantes com antecedência, para que todos possam se preparar devidamente e assim contribuir para uma reunião mais produtiva.

2 dicas para ter reuniões mais produtivas

Agora vou dar duas dicas práticas para conduzir reuniões mais produtivas, baseadas em minha experiência.

Mantenha o foco na pauta

Como já falei, planejar e divulgar a pauta com antecedência, convocar as pessoas certas e estipular o tempo de duração são medidas que ajudam a tornar as reuniões mais produtivas, mas não para por aí.

É fundamental saber conduzir o encontro sem perder o foco, retornando ao ponto inicial quando a discussão começar a fugir do que foi estabelecido na pauta.

Também é importante saber lidar com colaboradores que têm um comportamento inadequado durante as reuniões (excesso de brincadeiras e fuga constante dos temas, por exemplo) recorrendo ao bom e velho feedback corretivo.

Registre os resultados de cada reunião

É preciso fazer um resumo das questões abordadas e objetivos alcançados em cada reunião, até para saber o que deve ser trabalhado nas próximas pautas. Veja o que deve ser registrado:

  • Principais ideias apresentadas pelos participantes, se foram aproveitadas ou não e porquê.
  • Decisões, metas e objetivos definidos.
  • Plano de ação estabelecido para implementar as metas e objetivos definidos.

Sem o devido registro, fica difícil estabelecer quais questões já foram encerradas na hora de elaborar as próximas pautas. Sem falar que a documentação das reuniões serve para mensurar sua produtividade e fazer melhorias.

As reuniões devem ajudar a aumentar a produtividade da empresa, em vez de serem sinônimo de tédio e perda de tempo. Colocando essas dicas em prática, os encontros com seu time trarão resultados cada vez melhores.

E você, já participou de alguma reunião que poderia ter sido um e-mail? Deixe um comentário!

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário