Como ter uma semana produtiva no trabalho em 7 passos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Quer aprender a ter uma semana produtiva no trabalho? Então você precisa se planejar para ser capaz de fazer mais com menos.

A produtividade pode ser definida desse modo: realizar mais utilizando menos recursos, lembrando que o tempo é um recurso (valioso).

Nesse artigo você conhecerá dicas práticas que lhe permitirão multiplicar os resultados e eliminar o desperdício de tempo durante a semana. Confira.

Passo a passo para ter uma semana produtiva no trabalho:

1-Identifique os objetivos da semana

deadline GIFDefina claramente os resultados que devem ser obtidos na próxima semana, lembrando de todas as principais tarefas que devem ser entregues até a sexta-feira seguinte.

Para ajudar, você pode fazer um levantamento de seus objetivos e metas na empresa e delimitar a parte que será cumprida na semana que está por vir.

2-Estabeleça prazos para as tarefas

Depois de definir quais são as ações a serem realizadas durante a semana, fixe um prazo para cada uma delas, assim você consegue organizar de forma lógica a sequência em que devem ser executadas.

Lembre-se de que em muitos casos, o início de uma atividade depende do término da anterior. Com essa lista e com os prazos já ordenados de forma cronológica, você começa a definir em que período do dia irá executar cada uma dessas atividades.

3- Pense no melhor horário do dia para realizar cada ação

De manhã, à tarde ou à noite?

“À noite? Como assim, não estamos falando de trabalho?”

Sim, estamos.

Mas, se você precisa, por exemplo entregar alguma coisa na empresa que precisa de uma pesquisa prévia, esse levantamento pode ser feito na sua casa, não necessariamente no horário de trabalho.

É claro que a disposição para agir dessa forma vai depender muito do quanto você gosta do que faz e de como está sua dedicação à empresa; mas não deixa de ser uma forma de produzir mais.

4-Defina o tempo a ser gasto em cada atividade

Depois de estabelecer o prazo (até quando) e o melhor período do dia para a realização das tarefas, comece a definir quanto tempo você vai gastar em cada uma dessas atividades, em horas.

Essa medida é extremamente importante para conseguir aumentar de fato sua produtividade. Porque, se você não coloca um limite, uma atividade tende a consumir todo o tempo disponível. Este é o princípio básico da lei de Parkinson.

Também pode ser que uma dessas atividades precise ser fracionada em etapas, para executar uma parte a cada dia da semana. Definindo quanto tempo será gasto e em que período será feito, você já está pronto para pegar sua agenda e começar a programar tudo o que precisa ser executado.

5- Faça um cronograma

Encaixe as atividades planejadas nos dias da semana, no melhor período do dia a serem realizadas e com tempo de execução em horas. Seja realista e crie uma programação que realmente possa ser cumprida, para não acabar se frustrando.

Lembre-se de reservar horários para almoçar, jantar e descansar, afinal, você não trabalha 24 horas por dia.

6- Respeite e valorize seu tempo de descanso

Quando não estiver trabalhando, busque atividades que relaxem a mente e proporcionem bem-estar.

Você tem o direito de usar seu período de descanso como quiser, mas, pense que gastar todo seu tempo livre à noite assistindo televisão pode não ser tão benéfico, pois é algo que nem sempre traz algum tipo de enriquecimento pessoal (dependendo do que você assiste).

book GIFAqui vai uma dica extra: desligue a televisão e vá ler um livro. Ou melhor, reserve um tempo diário em sua agenda para ler, não precisa ser especificamente sobre temas ligados à sua profissão.

O fato é que quando você lê, sempre aprende algo novo e ao aprender coisas novas se torna mais produtivo.

7- Deixe seu celular no modo silencioso durante o horário de trabalho

Isso é especialmente válido para as notificações do Whatsapp. Se você somar o tempo que gasta lendo e respondendo mensagens, ficará surpreso com as horas de trabalho que acaba desperdiçando.

Sem falar no efeito prejudicial que o celular tem sobre seu foco: uma tarefa que poderia ser concluída em meia hora levará uma ou duas se você para a cada cinco minutos para checar as novidades (em geral inúteis).

Seguindo esses 7 passos, as chances de chegar ao final da semana se lamentando por não ter entregado tudo o que deveria ou mesmo receber um feedback corretivo do seu superior serão drasticamente reduzidas.

Se você quer ter uma semana produtiva, planejamento é tudo. Comece já a colocar essas dicas em prática para atingir sua produtividade máxima no trabalho. Os resultados serão surpreendentes.

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário