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A consultoria empresarial é uma ferramenta eficaz para alavancar ou mesmo salvar um negócio.

Porém, muitos empreendedores não tem a menor ideia do que é nem como funciona esse tipo de serviço e por isso deixam de aproveitar seus benefícios. Sem falar na ideia equivocada de que consultoria é só para as grandes empresas.

Neste artigo você vai entender:

  • O que é consultoria empresarial, como funciona e quais os principais tipos de consultoria;
  • Quando é hora de contratar esse tipo de serviço;
  • Como a consultoria pode ajudar pequenas empresas.

Acompanhe!

O que é consultoria empresarial

Consultoria empresarial é um serviço que oferece soluções e informações para uma empresa, a partir da identificação de sua realidade e necessidades específicas.

A consultoria proporciona um olhar “de fora” sobre a empresa, visando identificar e resolver problemas com menor custo em termos de tempo e capital.

Como funciona na prática

Na verdade, não existe um modelo fixo de consultoria, pois o processo sempre é baseado nas necessidades de cada empresa. Mas, de forma geral, a consultoria passa pelas seguintes etapas:

  • Levantamento do histórico da empresa até o momento atual, por meio de entrevistas com o proprietário e/ou diretores;
  • Avaliação dos processos a partir de entrevistas com gestores e líderes;
  • Identificação dos reais problemas que impedem a empresa de atingir suas metas e objetivos;
  • Sugestão de ferramentas para enfrentar os problemas identificados;
  • Apresentação  da proposta de trabalho a ser aplicada na empresa, com detalhamento do tempo de execução (em horas), preço do investimento e forma de implementação;
  • Implementação das medidas, sempre em parceria com os líderes e gestores da empresa;
  • Acompanhamento do processo, incluindo revisões e adequações, caso necessário.

Tipos de consultoria

Veja alguns exemplos do direcionamento que uma consultoria empresarial pode ter:

  • Controle financeiro;
  • Análise de concorrência e aumento das vendas;
  • Gestão de pessoas;
  • Reestruturação de processos;
  • Elaboração da estratégia de crescimento a médio e longo prazo.

Quando é hora de contratar uma consultoria?

A consultoria é útil sempre que a empresa tem um problema que não pode ser resolvido internamente, seja pela falta de experiência ou conhecimentos dos gestores.

Muitas vezes, fica praticamente impossível diagnosticar os problemas existentes para que a empresa possa inovar e crescer sem contar com uma ajuda externa especializada.

Existem alguns indícios que deixam claro que é hora de contratar uma consultoria, como:

  • Conflitos na gestão do negócio;
  • Queda ou estagnação da produtividade;
  • Gestão do tempo ineficiente;
  • Necessidade de inovação/implementação de novos processos;
  • Dificuldade ou impossibilidade de alcançar metas e objetivos;
  • Ausência de objetivos definidos;
  • Reclamações frequentes sobre a qualidade dos produtos/serviços.

Mas vale ressaltar que a consultoria não traz soluções prontas, muito menos “mágicas”. Na verdade, o sucesso do processo depende em grande parte da colaboração dos responsáveis pela empresa.

Aliás, é importante deixar claro que a tomada de decisões continua nas mãos dos gestores. Porém, a soma da experiência e conhecimentos trazidos pelo consultor, assim como sua postura neutra, ajudam a trazer novas soluções e a melhorar os resultados.

Temos que lembrar que as empresas são feitas por pessoas e processos. Uma consultoria ajuda as pessoas a serem melhores em suas áreas de atuação, corrige e otimiza os processos. Logo, seu custo precisa ser encarado como um investimento.

Consultoria empresarial para pequenas empresas

Empresas de todos os portes podem contratar e obter os benefícios de uma consultoria, não se trata de um serviço exclusivo dos grandes empreendimentos.

É comum encontrar pequenos empreendedores que começaram seus negócios sem noções mínimas de gestão e que tiveram que aprender tudo na prática.

Entretanto, chega uma hora em que é preciso contar com ajuda especializada para conseguir manter a empresa e fazê-la crescer.

Melhorar o controle financeiro e estratégico do negócio, a tomada de decisões e a qualificação dos gestores estão entre os principais resultados que as pequenas empresas podem alcançar com uma consultoria.

Isso pode até extrapolar o âmbito da empresa e ter um impacto positivo na saúde e qualidade de vida do pequeno empreendedor, que costuma acumular uma série de funções e responsabilidades e fica aliviado com a otimização dos processos após a consultoria.

Conclusão

A consultoria empresarial é uma ferramenta útil para entender o que está faltando para a empresa atingir melhores resultados, a partir de um ponto de vista externo e neutro.

Empresas de todos os portes podem se beneficiar desse serviço, especialmente os pequenos negócios.

Como vimos, durante o processo a tomada de decisões continua nas mãos dos gestores e sua colaboração é decisiva para atingir os objetivos desejados, mas a experiência e conhecimentos dos profissionais da consultoria fazem toda a diferença.

Por fim, a consultoria sempre deve ser considerada um investimento, que pode alavancar o crescimento de uma empresa ou mesmo garantir sua sobrevivência, trazendo resultados principalmente a médio e longo prazo.

Espero que o artigo tenha sido útil em explicar o papel e a importância da consultoria empresarial. Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário!

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