Não deixe a tecnologia atrapalhar a sua gestão do tempo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Uma grande preocupação de quem deseja produzir mais é a gestão do tempo. Ou melhor dizendo, a gestão das atividades dentro do tempo disponível.

Sua rotina talvez inclua uma quantidade bem grande de tarefas a cumprir. A diversidade delas também deve deixar você um tanto ansioso. 

Portanto, gerir bem o tempo está entre as melhores decisões que alguém como você pode tomar a fim de obter os melhores resultados pessoais e profissionais em sua vida. 

Tempo é dinheiro.

O conceito por trás dessa frase, muito usada no meio corporativo, ainda têm grandes desafios para ser aplicado na forma como muitos administram a sua rotina de atividades. 

Mas há outra frase que também apresenta um dilema: “Tempo é vida.” Pare agora por um momento e reflita qual é a sua opinião sobre essas duas frases.

Agora vamos abordar pontos importantes que mostram a importância de gerir o seu tempo para ter mais qualidade de vida para o seu dia a dia. 

Qual é a importância de gerir bem o seu tempo?

Informações publicadas de portais renomados comprovam que não cuidar bem da gestão do seu tempo pode comprometer o sucesso de sua vida pessoal e o seu desempenho profissional.

Segundo informam alguns periódicos brasileiros, mais de 60% dos brasileiros já estão com excesso de trabalho. Isso acaba gerando ainda mais estresse emocional.

Se isso já ocorre com você hoje, imagine os desafios que poderão ocorrer daqui a 5 anos?

Imagine-se numa posição de liderança onde você vai trabalhar ajudando pessoas a aprender o seu ofício. Será que esse estresse de alguma forma o tornará uma pessoa mais produtiva? Dificilmente.

Outra pergunta importante que é essencial incluir em sua reflexão: de quanto tempo você dispõe para conseguir realizar tudo aquilo que o seu trabalho exige?

Esses questionamentos te ajudarão a mensurar com mais objetividade onde você pode melhorar a gestão do seu tempo.

Qual é a sua percepção do tempo? 

É provável que você ouça algumas pessoas mencionarem que o tempo passa muito rápido. Isso se torna até parte de alguns ditados populares.

A grande realidade é que cada pessoa, com suas próprias vivências e tarefas a cumprir, vê o passar do tempo de maneira bem diferente.

Em geral, quanto mais ocupados estamos, mais o tempo parece passar rápido. O contrário também é verdade: a falta de ocupação faz com que a timeline da nossa vida pareça mais ‘vazia’.

O efeito da tecnologia na gestão do tempo

O avanço de todo tipo de novas tecnologias hoje em dia pode tornar o uso do tempo ainda mais desafiador. 

Há alguns anos, era preciso ligar o computador, conectar-se à internet e ter bastante paciência para responder um e-mail a quem lhe enviava alguma informação. 

Hoje em dia, os aplicativos de comunicação e as redes sociais nos ajudam a ter um contato mais achegado com pessoas que estão do outro lado do mundo.

Isso com certeza é algo que pode fortalecer os vínculos que temos com a família, com os colegas de aula ou com as pessoas com quem trabalhamos. 

Por outro lado, quanto tempo perdemos quando pegamos na mão o smartphone para conferir as atualizações do WhatsApp ou os recados que enviaram para nós? 

Quanto tempo perdemos quando estamos online no Facebook ou no Instagram conferindo as novidades das postagens de outras pessoas? 

É triste dizer, mas essa avaliação sincera pode mostrar como estamos perdendo tempo usando dispositivos eletrônicos e as redes sociais. 

Portanto, se não usarmos essas tecnologias com prudência e bom senso, vamos perder um dos bens mais valiosos que temos à nossa disposição: o nosso tempo.

Dicas para gerir melhor o seu tempo

Com base no que consideramos aqui, o que poderia nos ajudar a administrar melhor o nosso tempo?

Separamos 8 dicas importantes para te ajudar a pensar em alguns ajustes na sua rotina:

  1. Use uma agenda ou planilha para definir quanto tempo você vai gastar em cada atividade diária
  2. Determine-se a não usar as redes sociais fora dos horários que você determinou para isso
  3. Coloque o seu smartphone no ‘modo avião’ enquanto você estiver trabalhando
  4. Dê atenção para as tarefas mais importantes do dia primeiro; depois gaste tempo com as tarefas que exigem menos de você
  5. Faça melhorias constantes para otimizar o uso do seu tempo
  6. Organize o seu ambiente de trabalho
  7. Cuide de sua saúde emocional e mental da melhor forma possível
  8. Tire tempo para conhecer novos métodos de otimização do uso do seu tempo

O que achou de nossas 8 dicas para  melhorar a gestão do seu tempo? Comente aqui nesse post quais são os seus maiores “ladrões de tempo” e o que está te ajudando a combatê-los. 

Vamos conversar mais sobre isso?

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário