Quer vender mais? Claro, isso é o que toda empresa quer. Mesmo assim vejo muitas pessoas reclamarem que estão vendendo menos do que o seu potencial permitiria.
Se esse é seu caso, pare um pouco e reflita no seguinte:
O que você está fazendo pessoalmente para mudar essa situação?
Como está o preparo do seu time? E o seu? Será que estão todos alinhados em prol de um mesmo objetivo?
Normalmente o problema em vendas não está nas vendas propriamente. É preciso estar atento a outros pontos. Vamos a eles:
Cuidado com a falta de iniciativa!
Recentemente, entrei numa loja e pedi informações sobre um determinado produto. Infelizmente ele não estava disponível na loja. Então perguntei ao vendedor onde poderia encontrar aquele produto e sua resposta me surpreendeu:
“Eu não tenho a menor ideia.”
Ao observar isso eu fiquei me perguntando sobre o que estaria faltando na maneira como o cliente desse estabelecimento está sendo atendido.
Por trás das vendas em baixa normalmente existem muitos outros problemas. Pense no seguinte:
- Qual seria o treinamento adequado para evitar que essa pessoa tivesse esse tipo de comportamento?
- Como ela poderia se tornar mais capacitada para substituir o seu comportamento por uma forma mais cativante de atender o público?
- Como ela poderia mostrar o seu interesse em solucionar o problema do público que visita o estabelecimento?
Muitas pessoas se interessam por cursos de vendas, e algumas delas perguntam para mim a respeito disso. Mas será que apenas isso é necessário?
O quanto você está alinhado com os valores e a missão da empresa onde você trabalha? Seu interesse principal é concretizar a venda, ou ajudar o cliente a solucionar um problema?
Se você fosse dono ou funcionário da empresa do meu exemplo, você trataria o seu cliente daquela maneira? O funcionário daquela empresa mais parecia um atendente do que um vendedor no pleno sentido da palavra.
Vender é bem mais do que receber dinheiro e entregar um produto.
Mostre empatia e veja a situação por um ângulo diferente
Invertendo a situação, se você fosse o cliente e, ao chegar num estabelecimento, fosse tratado daquela forma, como se sentiria?
Há poucos dias numa conversa eu ouvi alguém mencionar que é o olho do dono que engorda a boiada. Outra pessoa retrucou: ‘Depende do tamanho da boiada’.
Até certo ponto essa última colocação está certa. Pois é mais fácil cuidar da sua boiada enquanto você tem 2 ou 3 cabeças de gado. Mas e quando são milhares?
É preciso preparar as pessoas para que elas “cuidem do rebanho”, por assim dizer, com o ‘olho do dono’. Você sente essa necessidade?
Determine-se a prosperar
Se sua determinação é prosperar, dando a atenção e o interesse que o seu cliente merece, ele resolve o seu problema e fica satisfeito. Se isso acontecer, não só ele mesmo voltará ao seu negócio, mas outras pessoas serão atraídas também.
Qual será o resultado disso? O grande esforço que você investiu por trás do planejamento do seu negócio vai produzir benefícios não só para o patrão, ou o dono da empresa.
Você será parte daquela prosperidade. Todos sairão ganhando!
Passos simples para ser um vendedor de sucesso
Em resumo, para ser um vendedor de sucesso:
- Importe-se com o seu cliente
- Seja um vendedor atencioso
- Procure entender os problemas e as dores do seu público
- Ofereça as melhores soluções com base em boas práticas de comunicação
- Encare a sua venda como uma chance de contribuir com o ‘bem comum’
- Não culpe fatores externos pela falta de oportunidades de venda
- Gere resultados sendo um vendedor, não apenas um atendente
- Encare os que compõe o seu público como pessoas que você deseja ajudar
Simples assim! O segredo não está em grandes sacadas ou em cursos mirabolantes com fórmulas mirabolantes.
Nada contra cursos. DE FORMA ALGUMA! Aprender é sempre importante e, se você quiser eu tenho até um curso muito bom pra te indicar 😉
A questão é que, além dos cursos que você fizer, é preciso a aplicação do que você aprende.
Então, que tal acordar todo dia sentindo-se dono do empreendimento para o qual você trabalha e fazer todo o possível para que ele se torne ainda mais próspero?
Se fizer isso, você se tornará um vendedor de sucesso com suas próprias habilidades, desenvolvidas com o foco no bem-estar do cliente.