ISO9001 na prática

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

A TeccTintas é uma empresa do ramo de distribuição de tintas que atua há mais de 9 anos no mercado e hoje atende 600 clientes ativos em 296 cidades.

Seu diferencial é o mix de produtos, entrega e principalmente um trabalho intenso para ajudar seus clientes a venderem o produto para o consumidor final.

“Nós vendemos para o lojista e o ajudamos a vender para o consumidor final. Esse é o papel da distribuição”

A ISO9000

A TeccTintas tinha uma ISO muito pesada, onde era difícil documentar procedimentos, a burocracia dificultava os processos, havia muita redundância entre os procedimentos, muitas atas e controles desnecessários, e tudo isso tomava muito tempo da equipe que perdia o foco no alcance de resultado e metas da empresa. A ISO 9000 era um problema para a equipe e para a empresa.

Isso ocorre quando a implementação da ISO não foi totalmente adequada ao modelo de trabalho e porte da empresa, o que resulta em processos muito complexos e pouco eficientes.

O trabalho da KPLAN foi tornar a ISO mais enxuta, de modo que não se perdessem processos, mas que fosse possível torná-los mais dinâmicos e eficientes. Isso gera um fluxo de trabalho mais ágil e menos horas de trabalho da equipe.

A tecnologia é ponto chave na TeccTintas . Desde a entrada do pedido até a expedição, tudo é feito de maneira informatizada pelo sistema. Menos papelada, menos burocracia e mais agilidade.

Pra isso acontecer é preciso ter todas as etapas muito bem desenhadas e integradas, para que nenhuma informação se perca e todos sempre saibam o que fazer e qual o próximo passo. Mais uma vez a ISO entrando em ação.

“Crescer na desorganização, eu diria que é fácil. Quebrar na desorganização é mais fácil ainda”

Para o cliente, a certificação não era o mais importante. O foco sempre foi fazer com que os processos e indicadores funcionassem e permitissem o crescimento da empresa. A certificação, nas palavras do cliente, foi a cereja do bolo.

Planejamento e uma equipe que entenda seu papel e participe ativamente do trabalho é essencial para crescer de forma organizada.

A TeccTintas é mais um caso de sucesso. Parceria entre profissionais e cliente para fazer as coisas acontecerem.

Você também vai gostar desses:

Deixe um comentário