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Dar um feedback corretivo pode parecer uma tarefa complicada, sobretudo quando se lida com colaboradores “de difícil trato”.

Entretanto, é fundamental saber como agir nessa hora, sob o risco de prejudicar o desempenho de toda a equipe e da empresa.

Nesse artigo apresentaremos um método passo a passo para dar um bom feedback corretivo, que garante a correção dos comportamentos inadequados e evita possíveis atritos com colaboradores.

Resultado de imagem para feedback gifFeedback corretivo: definição

O que é feedback corretivo? Para responder, podemos começar definindo o que é feedback: uma palavra oriunda da língua inglesa, que ouvimos com bastante frequência, e que pode ser traduzida em português como “retorno”.

O feedback corretivo é justamente dar um retorno a alguém que tenha adotado um comportamento inadequado e que precisa ser corrigido, para o crescimento, os resultados e o bem geral do negócio.

Método para dar um feedback corretivo

Poder seguir um método sempre facilita as coisas. E a boa notícia é que existe um método para dar feedbacks corretivos.

Seguindo o método fica fácil dar esse retorno, esse esclarecimento, a pessoas supostamente difíceis ou de difícil trato na empresa.

Com o método, você tem tranquilidade e fala consciente de que deseja contribuir para o crescimento desse indivíduo em questão (seu colaborador).

Porém, sabemos que ao lidar com pessoas sempre devemos agir com delicadeza, sobretudo num momento de crítica, ainda que pertinente e construtiva.

Alguns cuidados ao dar um feedback corretivo:

1 – O feedback corretivo deve ser comportamental, jamais dado num sentido de apontamento ou julgamento. Deixe claro que não se trata de uma crítica pessoal.

2 – Sempre deve ser privativo. Nunca dê um feedback corretivo em público, pois isso gera grande constrangimento.

3 – Deve ter motivação concreta. Só é possível dar um feedback corretivo em relação a fatos que você viu ou ouviu, que possam ser devidamente relatados.

4 – Deve ser imediato. Jamais dê um feedback corretivo semanas ou meses depois do fato que o motivou. Caso não seja possível dá-lo no dia da ocorrência, que seja no máximo no dia seguinte.

5 – Precisa ser relativo a fatos sobre os quais se tem controle. Isso significa que você viu ou ouviu e fez os registros necessários para dar esse retorno, com a finalidade exclusiva de promover a melhoria, o crescimento pessoal e profissional do funcionário.

Método passo a passo para dar feedbacks corretivos

Segue o método que proporciona segurança e tranquilidade para dar esse tipo de retorno:

  1. Faça um elogio. Em geral as pessoas se tornam mais receptivas ao serem elogiadas.
  2. Descreva o fato que motivou o feedback corretivo. Relate como você se sentiu com aquela ocorrência. Fale sobre o impacto que aquele comportamento pode gerar nos resultados do negócio, caso não seja corrigido. E desenhe o cenário de outras pessoas se sentindo no direito de agir do mesmo modo.
  3. Peça ao colaborador a solução para corrigir aquele comportamento. De modo que tal fato não volte a acontecer. A própria pessoa se comprometerá em melhorar, assim todos ganham e os resultados virão.

O feedback corretivo não precisa ser um momento tenso, mesmo quando é dado a colaboradores supostamente “difíceis”.

Como vimos, basta adotar esses cuidados e seguir esse método passo a passo, para que se solicite a adequação de determinados comportamentos de forma tranquila, contribuindo para o crescimento do funcionário e da empresa.

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Coach Neurolinguista, Palestrante e Instrutor em treinamentos; Consultor na área de Gestão Empresarial, com foco em produtividade; Sócio da KPLAN Consultoria e Assessoria.

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