Entenda o que é comunicação assertiva e sua importância na empresa

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A comunicação assertiva é um fator decisivo para o sucesso de profissionais, equipes e empresas. Porém, muita gente ainda desconhece ou entende mal esse conceito.

Há quem ache que ser assertivo é simplesmente sair falando o que vem na cabeça, sem considerar se o momento é adequado e o impacto sobre o outro. Já vou adiantando que isso tem mais a ver com agressividade do que com assertividade.

Tampouco se trata de deixar de expressar opiniões e ideias por medo da reação alheia. Aí já estamos falando de passividade.

Neste artigo vou esclarecer o que é comunicação assertiva, explicar como ela é importante no contexto organizacional e dar dicas de como desenvolver e melhorar essa habilidade. Acompanhe!

O que é comunicação assertiva

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar ideias e opiniões (positivas ou negativas) de um modo aberto, direto e honesto, mas sem desrespeitar os direitos e a individualidade do outro.

Essa forma de comunicação garante que as informações sejam passadas de modo claro e respeitoso, o que contribui para que se obtenha o retorno esperado.

É importante deixar claro que ser assertivo é bem diferente de ser agressivo. A diferença básica entre essas duas formas de expressão é justamente o uso da empatia.

Por mais que seja importante transmitir uma mensagem, é preciso escolher a forma e o momento mais adequado para fazê-lo, se colocando no lugar do outro, sob o risco de ser agressivo e não assertivo.

E quando falo em se dirigir aos demais de forma respeitosa, isso também inclui um tom de voz e postura corporal não agressivos.

Podemos dizer que ser assertivo é o ponto de equilíbrio entre a passividade e a agressividade.

Pois quando somos assertivos, não deixamos de expressar nossas opiniões por medo de gerar conflitos, nem tentamos impor um ponto de vista passando por cima de tudo e todos (o que acaba gerando conflitos).

Porque é tão importante em uma empresa

No contexto de uma empresa, a comunicação assertiva contribui para a redução de conflitos e aumento da produtividade.

A redução de conflitos e melhora do clima organizacional ocorrem porque as pessoas são sempre tratadas com empatia e respeito, mesmo quando é hora de cobrar resultados ou dar um feedback corretivo, por exemplo.

Por outro lado, quando existe uma comunicação eficiente, a probabilidade de se obter sucesso ao implementar processos e alcançar metas é muito maior, pois cada membro da equipe entende e se compromete a fazer o que precisa ser feito.

Dessa forma, todo o time fica mais alinhado, motivado e comprometido com os objetivos gerais da empresa.

Logo, saber se comunicar de forma assertiva é uma habilidade indispensável para ser um líder de sucesso. E quando falo em habilidade, me refiro a algo que pode ser desenvolvido e melhorado, assim como a própria liderança.

Você já parou para refletir sobre como está se comunicando? Será que sua forma de se expressar é predominantemente passiva, agressiva ou assertiva?

Não importa qual foi sua resposta, saiba que sempre é possível desenvolver ou aumentar seu nível de assertividade!

E mesmo aqueles que não exercem cargos de liderança devem aprender a se comunicar assertivamente, pois essa é uma característica importante para ter mais sucesso na carreira (sem falar que também impacta positivamente a vida pessoal).

A seguir, você confere algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática imediatamente.

Como ser assertivo na comunicação: dicas

Veja o que você pode fazer a partir de agora para ser mais assertivo na comunicação.

Seja claro e direto

Antes de transmitir uma mensagem aos demais, deixe claro para si mesmo o que pretende expressar. Não tem como se fazer entender quando você mesmo não sabe ao certo o que precisa comunicar.

Além disso, é preciso dominar bem técnicas e processos antes de repassar o conhecimento adiante. Então, antes de ensinar algo ao seu time, certifique-se primeiro de que você aprendeu corretamente.

Observe as reações alheias

Veja como seu discurso impacta as outras pessoas: elas demonstram interesse e confiança no que você diz? Se sentem à vontade para opinar? Em caso positivo, é um sinal de que você está exercitando bem a assertividade na comunicação.

Agora, se os demais se mostram indiferentes ou intimidados com o seu discurso, é hora de avaliar o que está causando isso e mudar a situação.

Fique atento à sua linguagem corporal

Não adianta usar palavras cordiais, se o seu tom de voz voz e gestos demonstram agressividade.

Se comunicar de forma assertiva significa respeitar verdadeiramente os demais, não apenas fingir isso para obter os resultados desejados.

Use a empatia

Se coloque no lugar do outro antes de falar algo. Pense na melhor forma, momento e local para a conversa, pois isso garantirá que a mensagem seja compreendida corretamente e cumpra sua função.

Espero que o artigo tenha sido útil em explicar o que é comunicação assertiva, qual sua importância para as empresas e como exercitar essa habilidade.

E você, conhece alguém que precisa ser mais assertivo? Aproveite e compartilhe o artigo!

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